Formandos 2021

Técnicos em Cozinha

Conclusão 1º Semestre de 2021!

Foto Carla.jpeg

Carla Regina Aleixo

TÉCNICA EM COZINHA E FUTURA TÉCNICA EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA. Meu nome é Carla e estou encantada com os cursos. Tive a oportunidade de conhecê-los de uma forma que eu nunca havia pensado, mas estou aprendendo cada dia mais essa riqueza cultural da nossa culinária brasileira e de outros países também. Na nutrição estou aprendendo sobre a composição dos alimentos, as diferenças e benefícios de cada grupo alimentar, suas técnicas e as diferentes formas de preparar o alimento. Quero unir a culinária e a nutrição para estabelecer uma alimentação saudável e melhorar a qualidade de vida com base na nutrição.

"QUE A ALIMENTAÇÃO SEJA TEU ÚNICO REMÉDIO"

Hipócrates

Leidy Daiana Miranda Neves

Meu desejo a princípio era cursar letras, porém a vida nem sempre nos leva para os caminhos que queremos seguir.E que bom que foi assim, pois nestes desencontros a vida me mostrou realmente que meu sonho na verdade era o de cursar gastronomia. E não deu outra me apaixonei pelo curso e desde aí venho alimentando este sonho que eu achava impossível de se concretizar. Em 2020 me surgiu a grande oportunidade de cursar o técnico em cozinha, e foi o primeiro passo de muitos que virão para eu concretizar minha grande realização de sonho que é a faculdade de gastronomia. Tenho certeza absoluta que este foi o pontapé que faltava para realiza-lo. Em 2021 consegui entrar também no curso técnico em nutrição que agregará muito para minha realização pessoal e profissionalmente, pois um complementa o outro.
"Não foi eu quem escolheu a gastronomia, foi ela que me cativou a seguir seus passos"(Chef Di Manno)

foto Leidy Daiana.jpg
foto letícia.webp

Letícia Scomparim

Meu nome é Letícia, sempre fui apaixonada pela cozinha, desde muito nova, e em 2019, quando acabei o ensino médio, comecei a fazer doces em casa e em busca da profissionalização do meu próprio negócio. Resolvi participar do processo seletivo do curso Técnico em Nutrição e Dietética da Etec, fui selecionada e em fevereiro de 2020 iniciei, oficialmente, minha trajetória no mundo dos alimentos. Ao longo do curso fui ficando cada vez mais encantada com o universo da nutrição e quando eu estava no final do segundo módulo uma das professoras perguntou à turma se alguém tinha o interesse em fazer o curso de Técnico em Cozinha, e eu um pouco receosa ao pensar que iria terminar dois cursos ao mesmo tempo, enviei meu currículo e meus documentos, fiz uma pequena entrevista e para a minha surpresa fui aprovada. Comecei o curso Técnico em Cozinha em fevereiro de 2021 e ao longo das aulas, pude ter certeza, que meu lugar é, também, ao lado da gastronomia, levando amor e afeto pela confeitaria, em forma de bolos e doces, para minha família, amigos e clientes.

Maryelle de Paula e Silva

Olá eu sou a Maryelle, conhecida como “ Mary”. Muitos conhecem minha história, mais hoje quero contar um pouco dela para vocês.

Sou formada em Música, Matemática, Direito e agora em Técnico em Gastronomia, o meu amor pela cozinha começou desde o berço, pois minha avó adorava cozinhar e sempre me ensinava algo, ensinamentos que se tornaram grandes receitas, e durante o decorrer da vida, o meu amor pela cozinha só crescia, cozinhava para a família, para os amigos e pessoas que gostavam da minha comida e pediam algumas encomendas.

Um dia esse amor transbordou e senti a necessidade de levar um pouquinho dele para a mesa de cada família, neste momento confesso que o medo tomou conta de mim, pois as dúvidas e  incertezas eram muito grandes , então  resolvi empreender e com muita alegria nasceu o “ Quitutes da Mary”, este que a 2 anos tem me proporcionado muitas vitórias, aprendizados e desafios, e que tem crescido cada vez mais.

E com isso aprendi que cozinhar é um amor que nunca morre, um amor que pode ser transmitido com afeto, carinho e paixão.

Foto Maryelle.jpg
Foto Sônia.jpg

Sonia Moraes da Silveira

Me chamo Sonia Moraes da Silveira, tenho 57 anos, sou casada e tenhos dois filhos.
Culinária e confeitaria sempre foram um sonho e, logo quando terminei o colegial, já queria fazer o Técnico em Nutrição no Industrial, hoje chamado de Etec José Martimiano da Silva. A questão maior era sempre o sentimento de não ser boa o suficiente e, por não perceber minha capacidade, acreditava que não passaria na prova de admissão.
O tempo foi passando e as prioridades passaram a ser outras como casamento, filhos e etc, até que no ano de 2018 resolvi, enfim, me inscrever no vestibulinho do Curso Técnico em Nutrição. Quando o resultado saiu, eu preferi nem descobrir, porque ainda acreditava que não conseguiria, até que meu marido abriu a lista e como uma surpresa meu nome estava lá, entre os aprovados.
Gosto muito de tudo o que eu faço na área da alimentação e me sinto cada vez mais realizada. Quando estou ali fazendo meus pães, bolos, roscas e doces, eu só consigo me concentar naquele momento e esquecer um pouco das dificuldades da vida. Quando você entrega o seu produto, vê a reação das pessoas e percebe o semblante de agradecimento no rosto delas ou quando recebe uma mensagem sendo parabenizada, daí percebemos que estamos no caminho certo, por mais que haja muito a crescer, aprender e melhorar. Não tem preço que pague.
Eu me achei na culinária e na confeitaria, e sou muito grata por isso.

Talita Ghiotti

Me chamo Talita Ghiotti, tenho 34 anos e a gastronomia é um amor que veio brotando aos poucos. A mistura da mudança de vida em ir morar sozinha, com a curiosidade de como a comida é feita, foi assim que tudo surgiu. 
Nos primeiros momentos, a necessidade era o que se fazia presente, mas depois, transformar o que se tinha à mão, começou a ser desafio. A intuição sempre foi companheira e me fez mudar de ares, no trabalho e na vida em meados de 2018. 
Hoje, o que preso é a construção de sabores, para que tenhamos mais opções e variedade, sempre. Sou amante da Cozinha Quente, dos pratos que acolhem e que te levam à um momento gostoso como um encorpado Raviolli, a panificação é também parte deste momento, nutrindo com um básico de "farinha, água e sal" onde podemos ter um acompanhamento ou prato principal sensacionais e ao final uma boa e simples sobremesa, para conduzir o bom e velho cafezinho. 

foto Talita.jpg
 

Formandos 2020

Técnicos em Cozinha

Aluna Ana Cláudia.jpg

Ana Cláudia Frederico dos Santos

Desde de criança gostava de ver minha mãe cozinhando e achava encantador aquele cheiro que ficava no ar.
Um cheiro que enchia a alma de alegria.
E então ficava sempre por perto de certa maneira aprendendo com a minha mãe como ela fazia as preparações.
Por volta dos meus doze anos, já conseguia ser responsável pelo almoço dos meus irmãos.
Gosto de ver as pessoas comendo com prazer e satisfação.
Quando vim morar em Ribeirão Preto, passei em frente à ETEC. Então pensei vou estudar nesse local algum dia.
E com isso o tempo foi passando.
Foi quando me deparei com inscrições para ETEC, busquei na internet o local e vi que era a mesma escola onde outrora queria estudar , não pensei duas vezes e me inscrevi, e ainda com curso de Técnico em Cozinha aberto, seria a minha chance de aprender ainda mais sobre como cozinhar e trabalhar de maneira adequada dentro de uma cozinha.
E foi incrível quando passei na primeira chamada depois de anos sem estudar.
Hoje só tenho agradecer a Deus por tudo na minha vida.
Cozinhar é um ato de amor!!!Professor(a).

Marilza Alvarenga de Melo

Uma história de simplicidade e amor.
Sempre gostei muito desse contato com os alimentos, e desde a minha adolescência cozinhava pra família, meu sonho era ser nutricionista, mas, a vida me levou para outras experiências, que contribuiu muito no meu crescimento, ajudando na formação de quem me tornei. Retomando velhos sonhos, vim parar num curso técnico de cozinha e posteriormente no técnico em nutrição, o que veio reforçar esse elo com os alimentos dentro da área da gastronomia e nutrição, mostrando que o caminho a ser percorrido é exatamente esse, onde, a cozinha que me acolhe e as panelas que me rodeiam, me realiza como pessoa, trazendo a alegria de nutrir o próximo com meu trabalho, que carrega todo afeto que coloco nas minhas preparações. Gratidão!!!

Aluna Marilza.jpg
Aluna Maraiza.jpg

Maraiza Alecrim Machado Ferdinando

Administradora
Técnica em Cozinha
Aluna do Técnico em Nutrição e Dietética 
Amante da cozinha
Apaixonada pela confeitaria

Gilberto Gonçalves

Aos 6 ou 7 anos de idade, já imitava a minha mãe nos fogões de brinquedo pelo quintal. Aos 9, me arriscava em reunir a criançada nas fritadas de ovos com batatas, quando não, elaborava o almoço dos irmãos mais novos na ausência de mamãe.

A vida seguiu e a paixão pela Gastronomia só cresceu. E agora, meio século depois, surge a ETEC na minha vida. 

Aprendizagem, técnica, gratidão!

Não acaba aqui!

Aprender primeiro, ensinar depois...

Continuar a Aprender!

Foto Gilberto.jpg
Aluna Júlia.jpg

Júlia Figueira de Siqueira

Desde sempre fui apaixonada pela cozinha, sempre apreciei uma boa refeição e tinha muita curiosidade para aprender como se fazia para transmitir a sensação de afeto, conforto e sabor através do prato. Comecei a me aventurar pela culinária e trabalhar com a confeitaria de forma autônoma e aventureira e foi a partir daí que surgiu a vontade e oportunidade de me especializar e me qualificar através do curso técnico de cozinha.